Instituto Laborare | Equipe de Colaboradores
16603
page,page-id-16603,page-template-default,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-theme-ver-5.8,wpb-js-composer js-comp-ver-4.3.4,vc_responsive

Equipe de Colaboradores

Gustavo Martins

Gerente de projetos. Especialista em Políticas e Gestão da Saúde e bacharel em Ciências Contábeis pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC/MG), atua na área da saúde pública desde 2001, ocupando cargos de assessoramento e direção. Possui vasta experiência em planejamento, execução e gestão de programas assistenciais de saúde, e trabalhou na Coordenação de Urgência e Emergência da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES/MG), gerenciando o programa com maior orçamento do Fundo Estadual de Saúde (FES).

Adriana Oliveira de Paula

Enfermeira, Mestre e Doutorando em Enfermagem pela UFMG. Membro do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Infecções Relacionadas ao Cuidar em Saúde (NEPIRCS) e docente das disciplinas de Controle de infecção hospitalar e Centro de Material e Esterilização (CME).

Alberto Amaro

Bacharel em Administração de Empresas e graduado em Gestão Hospitalar pela faculdade Estácio de Sá. Sólido conhecimento em serviços hospitalares, nas áreas de suprimentos, logística e manutenção, supervisão de manutenção predial, manutenção biomédica, hotelaria e segurança.

André Luiz

Bacharel e Mestre em Administração, com MBA em administração hospitalar e especialista em acreditação. Doutorando em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos pela Escola de Engenharia da UFMG. Já lecionou na UFMG, PUCMINAS, FUMEC, Newton Paiva, Unimontes e outras. Selecionado entre os 50 Líderes para o futuro, pelo Estado de Minas Gerais. Contemplado no 9º Prêmio de Excelência em Gestão Pública 2014 e reconhecido entre os 6 melhores gestores pelo Prêmio Fedex profissional de logística do ano 2014. É autor do Livro “Logística Reversa e Sustentabilidade”, pela Ed. Cengage.

Andréia Oliveira de Paula Murta

Enfermeira com MBA em Gestão de Negócios, Qualidade e Auditoria em Saúde, atuou como enfermeira supervisora da Unidade Cirúrgica Infantil do Hospital da Baleia. Membro do Comitê de Ensino e Pesquisa do Hospital da Baleia.

Beatriz Guerra

Graduada em Gestão de Serviços de Saúde pela UFMG, 2014. Em andamento MBA em Gestão Hospitalar pela UNINTER, 2017.  Experiência junto a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais na área Assessoria de Gestão Estratégica e Inovação. Participou de vários projetos de implantação de Gestão Estratégica e Indicadores em hospitais de Belo Horizonte e outros municípios.

Benedito Sacaranci

Doutor em Pediatria pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Especialista em Saúde Pública pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (USP), Graduado em Medicina e Especialista de Pediatria pela Escola Paulista de Medicina (EPM) da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Atuou como coordenador do setor de Pediatria do Hospital Universitário São José, Coordenador do Curso de Medicina e da Pós Graduação Lato Sensu na Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais. Foi Superintendente de Atenção à Saúde e de Epidemiologia da Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerias e Diretor de Gestão do Trabalho, Ensino e Pesquisa do Hospital Municipal Odilon Behrens. Foi Professor de Pediatria da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais e da Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais . Hoje atua como médico pediatra no Centro de Promoção à Saúde da Unimed BH e do Hospital da Baleia de Belo Horizonte.

Dalbert Dutra

Bacharel em Enfermagem pelo Centro Universitário do Leste de Minas Gerais – Unileste-MG, especialista em Unidade de Terapia Intensiva pela Fundação Geraldo Perlingeiro de Abreu – FGPA. Servidor público estadual pela Fundação Hospitalar de Minas Gerais – FHEMIG. Foi Coordenador de Enfermagem da Unidade de Terapia Intensiva do Hospital João XXIII, Gerente de Enfermagem e Gerente Assistencial da Unidade Ortopédica Galba Velloso, Professor / Supervisor de campo em Terapia Intensiva adulto/pediátrico pela Universidade José do Rosário Vellano – UNIFENAS.

Daniela Santos Pimenta

Enfermeira e especialista em Gestão e Qualidade Hospitalar pela ESP-MG. Atua como enfermeira auditora no Hospital das Clínicas da UFMG. Facilitadora nos processos de avaliações diagnósticas para a acreditação. Membro do Comitê da Qualidade, da Comissão de Prontuários e do Grupo de Gerenciamento do Risco e Eventos Adversos do HC-UFMG.

Fabrício Sampaio Dias

Bacharel em Administração de Empresas e Contabilista. Servidor público estadual desde 1998 – Lotado na Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais. Gerente Administrativo Instituto Laborare – Projeto Congonhas – de janeiro 2016 até a presente data. Foi Supervisor de Suprimentos do Grupo Santa Casa de Misericórdia de Belo Horizonte, no período de fevereiro de 2006 a março de 2010. Foi Gerente de Suprimentos do Hospital Galba Veloso no período de março/2011 a novembro/2012. Foi Chefe do Serviço de Compras da Administração Central da FHEMIG no período de novembro/2012 a setembro/2013. Foi Gerente Administrativo Hospital João XXIII, no período de setembro de 2013 a maio de 2015.  Foi Gerente Administrativo do Hospital Maria Amélia Lins no período de agosto de 2015 a maio de 2016.

Felipe Gonçalves

Advogado com especialização em Direito Administrativo pela Escola de Governo da Fundação João Pinheiro. MBA em Gestão Institucional pela UTRAMIG/Unimontes. Atuou como Advogado Contratado e Procurador Jurídico de diversas entidades de saúde e como Assessor Especial do Gabinete do Secretário de Estado de Saúde.

Fernanda Castanheira

Bacharel em Enfermagem pela Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG, pós graduanda em Gestão Integrada da Qualidade em Saúde pela Faculdade Ciências Médicas e Faculdade Unimed. Foi Coordenadora do serviço de Hemodinâmica no Incor Minas, Enfermeira Executiva e Responsável Técnica no Hospital Fundação Ouro Branco, Analista da Qualidade no Pronto Atendimento da Unimed Conselheiro Lafaiete.

Fernando Cherem

Especialista em Políticas e Gestão da Saúde, Advogado formado pela Universidade Fumec. Pós-graduado em Direito Público, Direito Eleitoral e Gestão Pública. Atua na área de saúde pública desde 2006.

Flávia Naves

Advogada. Pós-graduada em Direito Processual Civil e Direito Sanitário. Experiência em Gestão Administrativa (contratos, licitações, compras, direito público). Experiência com consultoria jurídica para Instituto Laborare, Subsecretária de Gestão Administrativa da Secretaria Municipal de Saúde de Sete Lagoas/MG; Assessora Jurídica-Chefe da Secretaria Municipal de Saúde de Sete Lagoas/MG; Assessora Jurídica do Núcleo de Apoio ao SUS e de Licitações da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais; Bolsista de Apoio Técnico à Pesquisa do CNPq – Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico e Bolsista da FIOTEC – Fundação para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico em Saúde; Escola de Saúde Pública de MG: Coordenadora de Pós Graduação – Coordenadora de Pesquisa – Pesquisadora. Pesquisa: “Saúde no Tribunal: jurisprudência e políticas públicas em confronto”.

Hellen Fernanda

Especialista em Gestão em Saúde, pela ENSP/FIOCRUZ, e em Gestão Hospitalar, pela ESP/SES-MG. Bacharel em Ciências Econômicas pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Experiência em gestão de projetos, gestão de processos, gestão financeira e orçamentária, monitoramento e avaliação econômico-financeira de programas e políticas de saúde; consultoria independente em contratualização por resultados em Organizações Sociais de Saúde e gestão de custos de unidades de saúde. Atuações como Controller na Irmandade Nossa Senhora das Graças de Sete Lagoas/MG; Economista da Saúde para diversos programas, Auditora Contábil-Financeira, Gerente do Projeto e do Processo da Rede de Urgência e Emergência e Empreendedora Pública na Secretaria de Estado de Saúde de MG; Consultora independente na Atto Consultoria e Gestão em Saúde e no Instituto Publix em projetos relacionados a Organizações Sociais de Saúde nos Estados do Espírito Santo e de São Paulo. Atualmente, consultora independente no Instituto Laborare em gestão financeira e orçamentária.

Laura Alves

Enfermeira pela UFMG. Especialista em Trauma, Emergências e Terapia Intensiva e Gestão de Serviços de Saúde. Atuou como enfermeira de pronto atendimento dos Hospitais Risoleta Tolentino Neves e Hospital João XXIII e CTI do Hospital da Baleia. Coordenadora Geral de Enfermagem do Hospital João XXIII. Instrutora de Primeiros Socorros e Resgate – João XXII/FHEMIG.

Marcio Rezende

Engenheiro Civil com experiência em controle de custos, análise econômica e financeira de obras, custo e apropriação. Onze anos de atuação na área, sendo mais de seis como engenheiro controller.

Nayara Coelho

Bacharel em Direito, pela Faculdade de Direito de Conselheiro Lafaiete, pós-graduanda em Gestão de Pessoas pelo Senac, Técnica em Administração com ênfase em Gestão de Empresas pelo Centro de Educação Tecnológica. Experiência no atendimento de clientes internos e externos, atuando em comércio, bem como no setor público.

Nicolle Costa

Graduanda em Gestão de Serviços de Saúde, pela Universidade Federal de Minas Gerais. Experiência na Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais, na Diretoria de Políticas e Gestão Hospitalar. Atua no Nescon, junto ao Grupo de Estudos em Economia da Saúde, desenvolvendo pesquisas no campo de Judicialização da Saúde.

Raíssa Rodrigues

Bacharel em Gestão de Serviços de Saúde, pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Experiência na Diretoria de Políticas e Gestão Hospitalar (DPGH) e na Coordenação Estadual de Urgência e Emergência, ambas alocadas na Superintendência de Redes de Atenção à Saúde (SRAS), da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES/MG).

Rômulo Gusmão

Graduado em Fisioterapia pela PUC/MG. Pós graduado em Saúde Coletiva com Ênfase em Planejamento pela Universidade Federal da Bahia – Instituto de Saúde Coletiva. Pós Graduado em Gestão da Clínica e Processos de Organização da Atenção Primária pela UNIMONTES. Facilitador de Educação Permanente pela FIOCRUZ. Atua no âmbito da gestão de sistemas públicos de saúde desde 2004. Possui experiência na gestão municipal de saúde; na gestão estadual da Vigilância em Saúde e da Atenção Primária com formação e atuação voltada aos processos de gestão, inovação e implementação de programas e projetos. Possui 03 Certificados de Avaliação de Potencial de Desempenho de Servidores Governamentais / SEPLAG / UFMG – FUNDEP – Certificação ocupacional de cargos integrantes da estrutura dos órgãos da administração do poder executivo do Estado de Minas Gerais.